terça-feira, 29 de novembro de 2011

Berzoini: crise na Europa é ainda mais profunda

“Com moeda única evidentemente você tem que ter uma política fiscal e de desenvolvimento industrial coerente com a ideia da moeda única. E isto não aconteceu”.

 Em entrevista o deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP) declara que a crise econômica na Europa é mais profunda e começa pela própria arquitetura da chamada comunidade Européia. De acordo com o deputado, a Europa pecou quando precipitadamente resolveu unificar a moeda. “São países fortes, com indústria de ponta e alta tecnologia, como a Alemanha, e em menor grau França e Itália; países que vivem do setor de serviços e turismo. Com moeda única evidentemente você tem que ter uma política fiscal e de desenvolvimento industrial coerente com a ideia da moeda única. E isto não aconteceu”.


O parlamentar afirma que a política econômica acertada levou o Brasil a se tornar a 6ª maior economia do mundo e 6º melhor Produto Interno Bruto (PIB). “Lula adotou já em 2004 e 2005 uma agenda do desenvolvimento focada no trabalho, nos programas sociais e nas importações. Portanto, o Brasil mostrou que era possível com gestão, capacidade de investimento, ainda que moderado, superar gargalos logísticos e superar limites de infraestrutura para poder fazer a sua economia avançar”.
(Ana Claudia Luz Feltrim – RádioPT)