Essa pergunta permeou o II Congresso Nacional da Juventude do PT entre os dias 12 e 15 de novembro. A Juventude do Partido dos Trabalhadores não se fez de rogada e abriu mão do feriadão para se encontrar em Brasilia, no sentido de eleger a nova direção e apontar a nova resolução que nos guiará nos próximos 3 anos. Eu, representei o Aracati, tentando sempre elevar a questão política do Congresso num viés municipal, e esse ponto foi discutido, conseguimos colocar na resolução final o item municipalizar e interiorizar as políticas da Juventude do PT. Mas, voltando a pergunta, acompanhamos nos últimos dias essa crise do capitalismo, este chegou ao fim, ninguém suporta mais o capitalismo exploratório e extrativista.
Acompanhamos também as diversas reivindicações populares que vem ocorrendo na Europa e Estados Unidos, e de forma muito triste estamos vendo um processo oposto ao do nosso país acontecendo no mundo, a esquerda vem perdendo lugar, fato este que se explica na situação econômica em que se encontra os países desenvolvidos e a falta de diálogo desses Partidos de Esquerda com os movimentos sociais.
No Brasil, estamos vendo o inverso, a esquerda cada vez mais forte e os partidos de direita, os neoliberais perdendo espaço, o Governo do Presidente LULA deu um paço muito importante para que a esquerda ganhasse espaço no Brasil. Com isso, o Congresso foi extremamente vitorioso no tocante a aprovação dos 5% do fundo partidária, fazendo com que a juventude do PT tenha autonomia. Autonomia para puxar o Governo Dilma e os governos do PT para a esquerda, para discutir de forma cada vez mais veemente que o sistema capitalista se esgotou e que devemos buscar o socialismo e não a social democracia que levou a derrocada os partidos de esquerda da Europa.
Portanto, o saldo do Congresso é a Juventude do PT poder dizer o que pensa, que queremos um governo que aprova a comissão da verdade, que baixa juros, que trata as pessos com deficiência de forma prioritária, são ações assim que nos levaram a um Brasil melhor e mais justo. E para finalizar reforçar aqui o papel internacionalista da Juventude do PT que não só deseja um Brasil melhor mais sim, um mundo melhor. Parabéns Juventude do PT, foi um ótimo Congresso. Unidos para um Aracati melhor, um Brasil Melhor e um Mundo melhor.
Por Jonas Dezidoro – PT – Aracati - CE