O evento aconteceu nesta quarta-feira (25), às 9 horas, na sede do Sindicato dos Comerciários.
A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Gabinete do Governador (COPDH), em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado (SRTE/CE) e o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza (SEC), realizou um encontro com representantes de órgãos públicos e entidades da sociedade civil para discutir sobre o combate ao trabalho escravo. O evento aconteceu nesta quarta-feira (25), às 9 horas, na sede do Sindicato dos Comerciários.
Foi prestigiado pelo Coordenador Geral da Comissão Nacional de Combate ao Trabalho Escravo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (CONATRAE), Dr. José Guerra, e contou com a participação de auditores da SRTE/CE, do deputado federal José Airton do Coordenador Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Gabinete do Governador Marcelo Uchôa e outras autoridades. No momento foi apresentado vídeo alusivo à temática.
O encontro se soma as programações nacionais que celebram o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, comemorado no dia 28 de janeiro. A data faz alusão à memória de quatro fiscais do Ministério do Trabalho assassinados em 2004 quando apuravam denúncias da espécie em Unaí, em Minas Gerais.
No evento foi discutida a criação da Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo do Ceará (CONATRAE/CE). Para o Coordenador Especial de Direitos Humanos do Estado, Marcelo Uchôa, “a formalização da Comissão será importante para monitorar a evolução do problema no Ceará, fiscalizar e definir mecanismos e marcos de proteção, além de alinhar a política local com as diretrizes da política nacional”, ressaltou. José Airton lembra da importância da data para que se possa investir mais em ações no combate ao trabalho escravo que infelizmente ainda existe no país. Para ele, a criação da Comissão Estadual é um grande passo para se fazer valer os direitos do trabalhador.
Fonte: http://www.joseairton.org.br