
Projeto de implantação de uma unidade da UFC - Labomar em Aracati está em implantação
O deputado federal José Airton, o Dr. Inocêncio Uchôa (Presidente do PT de Aracati) e o Sr. Jonas Dezidoro (Secretário-Geral do PT Aracati) estiveram em reunião com o Diretor do Labomar, Prof. Luiz Parente, e seus assessores para tratar da situação do projeto de implantação de um Campus da UFC-Labomar em Aracati.
O impasse para esse trabalho está na aquisição do espaço para sede da UFC-Labomar em Aracati. Essa informação foi passada pelo Dr. Rafael Henriques, engenheiro-chefe do Departamento de Obras da UFC, que também é aracatiense, e que esteve presente a uma reunião ocorrida na semana passada, na Reitoria da UFC, entre o Magnífico Reitor Jesualdo e o Presidente Nacional do Iphan, onde igualmente se discutiu a situação da instalação do Labomar em Aracati.
Assim foi indicado para o funcionamento da sede a compra de um casarão, que foi sede da Confederação do Equador, hoje pertence a herdeiros, e foi bem recebido tanto em razão das dimensões do imóvel, como pelo simbolismo de sua história. O imóvel seria comprado e reformado pelo próprio Iphan.
A pauta também abordou a idéia de inaugurar já no próximo ano os primeiros cursos do Labomar: Arqueologia, Geofísica e um outro ligado à prospecção de petróleo e que também há a possibilidade de transferir para o "campus" de Aracati o atual Curso de Engenharia de Pesca da UFC, que hoje é unidade da Faculdade de Agronomia. Uchoa havia conversado sobre esse assunto com o Diretor da Faculdade de Agronomia, Professor Luiz Antônio Maciel, que é seu amigo de longa data, o qual o assegurou que fará o que for possível para ajudar o município de Aracati a ter um campus da UFC, inclusive levando para lá o seu Curso de Engenharia de Pesca.
José Airton garantiu que destinará recursos para a instalação dos cursos, através de emenda de bancada, de modo que há perspectiva de brevemente iniciar a implantação da futura Universidade Regional Federal do Jaguaribe, que tanto benefício à região.
Fonte: http://www.joseairton.org.br/
Fonte: http://www.joseairton.org.br/