terça-feira, 13 de março de 2012

PT debate plano de governo em Russas


O deputado José Airton destacou os avanços na infraestrutura e desenvolvimento urbano do país a partir das políticas nacionais.

O deputado federal José Airton participou no sábado (10), na Câmara Municipal de Vereadores de Russas, do Seminário de Planejamento do PT para a elaboração de um Plano do Governo Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano.

A convite do PT municipal o Deputado proferiu uma palestra sobre infraestrutura e urbanismo. A temática foi explanada por José Airton, pelo Secretário Executivo do Conselho das Cidades, Edson Furtado, além da participação do ex-deputado estadual e presidente da CARUS, Gilberto Rodrigues Lima e do Arquiteto e urbanista, Odilo Almeida.

O deputado José Airton destacou os avanços na infraestrutura e desenvolvimento urbano do país a partir das políticas nacionais. Segundo ele, vem essa ação garantindo dias melhores a milhões de brasileiros e que isso não pode parar. O parlamentar ainda registra que, apesar de todos os esforços do governo federal em fazer as grandes obras chegarem aos municípios, existe um dado o preocupante, pois o dinheiro não consegue chegar ao seu destino devido à falta de projetos. “Nós tentamos ajudar aos municípios, mas infelizmente não conseguimos, pois existem muitos prefeitos despreparados”, disse. “O dinheiro existe, mas o projeto é de competência dos gestores”, explicou. Para ele, o ano de 2012 pode ser mudado com a escolha de gestores mais empenhados, ou seja, prefeitos mais preparados e articulados, para que estes possam realmente fazer suas cidades crescerem com aprovação desses projetos.

Propostas

O arquiteto e urbanista Odilo Almeida apresentou um conjunto de propostas do Partido dos Trabalhadores para as áreas de infraestrutura e desenvolvimento urbano que fazem parte do plano de governo para Russas. As propostas tomam por base o diagnostico preliminar que o partido realizou a partir dos encontros do Fórum Russas Novos Rumos, que aconteceram no 2º semestre de 2011 e que agora somadas às colaborações das pessoas presentes aos encontros de elaboração do plano de governo, passam a ser incorporadas no rol de metas prioritárias de desenvolvimento de Russas.

“Esse é o modelo que deu certo neste país, ouvir da sociedade suas reais necessidades, debater com ela suas prioridades e daí buscar recursos para promover a mudança que tanto as pessoas esperam. Dessa forma estamos construindo o plano de governo participativo de Russas, o que não é surpresa para ninguém que conhece as praticas do nosso partido” disse Odilo Almeida.

Por Ricardo Torres com edição da Assessoria de Imprensa do deputado federal José Airton.