Carta aos Educadores
Caros amigos Educadores, todos são sabedores de que estamos sempre na luta, representando e defendendo a nossa categoria na Câmara Municipal. Nos últimos meses estivemos numa verdadeira Cruzada em busca da valorização salarial, haja vista já termos perdido muito no ano passado, quando defendia que o aumento do FUNDEB seria não de 19 milhões e sim de 24 milhões de reais, o que foi comprovado, e mesmo assim não tivemos o aumento que nos era de direito, nem mesmo o abono que seria no mínimo um dever da Secretaria de Educação.
A sociedade como um todo tem acompanhado de perto os caminhos mal traçados e errôneos que a educação do nosso município trilhou durante esses 7 anos e três meses desse desgoverno que aí está. E também percebeu junto com os profissionais que a qualidade do ensino nunca foi prioridade nesta gestão, visto que o índice de aprendizagem só vem a cair. Culpa dos professores? Não. Mas sim da falta de eficiência e do não planejamento daqueles que estão no poder.
Por inúmeras vezes os educadores deste município estiveram abertos a mudanças e as melhorias que atendessem não só a questão salarial, mas também necessidades que viessem de encontro ao processo de educação tais como: espaço físico e merenda escolar. E isso comungou de forma direta para a insatisfação da classe.
Como todos sabem estamos num ano atípico, ano eleitoral e por isto o gestor municipal não pode conceder aumento aos servidores em até 6 meses antes da eleição. Por isso a Secretaria nos ludibriou quando disse que estava disposta a dialogar, mas o que fez foi enrolar.
Usaram do que está na lei eleitoral para mais uma vez passar por cima dos professores como um trator. Mas a classe está unida, firme, jamais vamos desistir da educação do nosso Aracati. A luta não termina aqui. Uma coisa esse desgoverno nos deu, foi nossa união, nosso senso de fraternidade, nossa inquietação que nos faz ter cada vez mais vontade de mudar está situação.
A APEMA – Associação dos Profissionais do Magistério de Aracati está de parabéns, agiu de maneira correta, negociou até o fim, negociaria ainda mais se a gestão da Secretaria de Educação tivesse coragem de dialogar, coragem de apresentar dados e números, e não apenas mentir e omitir, desmantelar a máquina pública, não planejar, enfim, tenho orgulho em dizer que a APEMA é referência para qualquer governo que se preza.
Na última quinta-feira, 22 de março, chegou a Câmara o Projeto de Lei 391/2012 que dispõe sobre a concessão de reposição salarial aos professores do Município de Aracati, constando apenas os 11% de aumento.
Tenho total certeza de que se não tivéssemos lutado teríamos mais uma vez o índice do INPC. Votar contra esse projeto seria de minha parte incoerente, visto que luto para que os educadores tenham reposição salarial. Por isso votei a favor deste projeto, mas com sérias ressalvas, pois é notório que poderíamos ter muito mais, ressaltando que o Município do Aracati a partir do dinheiro que irá receber poderia dar os 25% que pedíamos inicialmente. É claro que o aumento é mínimo, pouco, irrisório, porém este aumento é uma vitória de vocês, de cada Professora e Professor que tiveram a coragem de ousar, de agir e de lutar pelos seus direitos.
A luta meus amigos é grande, a vontade de mudança é imensa, por isso devemos pensar muito bem nas nossas ações. A união de todos forçou a Secretaria a nos escutar, tivemos mais uma vez um aumento pífio, porém desta vez construído com muito esforço pela atuação firme da nossa categoria.
Tenho orgulho imenso de ser educador e saber que no Aracati há educadores com coragem de se unir contra a tirania do desgoverno Municipal. Chega de desmandos e de desrespeito com nossa categoria!
Vamos nos unir cada vez mais, chegou a hora de formarmos o nosso Sindicato, e através dele lutarmos mais fortemente e organizados a fim de garantir nossos direitos presentes e futuros. Essa luta é de todos, pois os governantes passam, nós ficamos, e temos que está fortalecidos e conscientes para assim vislumbrarmos tempos melhores na Educação de nosso Aracati.
Companheiros a luta continua, não podemos desanimar!
Vereador Professor Mendes