terça-feira, 18 de setembro de 2012

Dedé Teixeira comemora sanção da lei das cotas e espera aprovação no Ceará



Dedé esteve com Lula no início de agosto

Deputado é autor de Proposta de Emenda Constitucional que cria reserva de vagas nas universidades cearenses

O deputado estadual Dedé Teixeira (PT) comemorou nesta quarta, 29, a sanção, pela presidente Dilma Rousseff, da Lei de Cotas Sociais, que destina 50% das vagas em universidades federais para estudantes oriundos de escolas públicas. Ao sancionar a lei, a presidenta disse que o governo tem o desafio de democratizar a universidade e manter a qualidade do ensino.

O deputado é autor, na Assembleia Legislativa, da Proposta de Emenda Constitucional 02/2012, que cria reserva de vagas nas Instituições de Ensino Superior (IES) estaduais, proposta similar à aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado e agora sancionada pela presidente.

"Esperamos que o Estado do Ceará também faça história ao instituir um sistema de cotas para acesso ao ensino público superior estadual, e vamos lutar para que a proposta seja finalmente aprovada pela Assembleia", afirmou o deputado

“A importância desse projeto e o fato de nós sairmos da regra e fazermos uma sanção especial tem a ver com um duplo desafio. Primeiro é a democratização do acesso às universidades e, segundo, o desafio de fazer isso mantendo um alto nível de ensino e a meritocracia. O Brasil precisa de fazer face a esses dois desafios, não apenas a um. Nada adianta eu manter uma universidade fechada e manter a população afastada em nome da meritocracia. Também de nada adianta eu abrir universidade e não preservar a meritocracia”, afirmou a presidente Dilma Rousseff.

Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a Lei de Cotas Sociais vai ajudar os melhores alunos da rede pública a ingressar nas universidades federais. Ele afirmou que os dados da edição 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mostram que a média dos 150 mil melhores estudantes da rede pública foi superior à média dos estudantes do setor privado.

“Estamos abrindo uma oportunidade para que esses bons alunos, os melhores alunos da rede pública, tenham uma melhor oportunidade de acesso às universidades federais (…) Agora, não podemos deixar de reconhecer que é um desafio, que é melhorar cada vez mais o ensino público, especialmente o ensino médio, e essas cotas vão motivar os alunos a estudarem cada vez mais”, disse.

(Com informações do Blog do Planalto)


Fonte: http://www.dedeteixeira.org.br/noticias/texto.asp?id=1104