segunda-feira, 3 de junho de 2013

Ministério da Integração e Grupo de Trabalho aprovam projeto de reestruturação do Dnocs

Minuta do documento passará por revisão final e será
encaminhado ao Ministério do Planejamento 

O Projeto de Reestruturação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – Dnocs conquistou mais uma importante vitória na tarde desta terça-feira (28.05). O grupo de trabalho que debate o tema, liderado pelo deputado federal Eudes Xavier (PT-CE), finalizou durante reunião com representantes do Ministério da Integração Nacional, a minuta  do projeto que, entre os itens acordados, garante, por exemplo, a permanência da sede da instituição em Fortaleza, a realização de concurso público para a seleção de novos servidores e  a definição de todas as atribuições da autarquia.  Agora, o  documento passará  por uma revisão final  e em seguida  encaminhado ao Ministério do Planejamento para análise e novas rodadas de discussões.
 
Para o deputado  Eudes Xavier, a reunião desta terça-feira  selou uma importante etapa do processo de discussão em torno da  Reestruturação. “Através de consenso, asseguramos pontos  importantes para os servidores e para todo o povo nordestino. A garantia da sede do Dnocs no Ceará  mostra  o trabalho firme dos servidores e da bancada nordestina, que se mostrou sensível à nossa luta“. Entre as atribuições definidas no projeto, estão a gestão de recursos hídricos, operação e manutenção de barragens, regeneração de ecossistemas hídricos e de áreas degradadas; realização de estudos e pesquisas voltados para elaboração de planos de recursos hídricos das bacias hidrográficas, desenvolvimento de  atividades de piscicultura e aquicultura, irrigação e implementação de políticas de enfrentamento à desertificação, entre outras.
 
Além dessas definições, o encontro também assegurou o atendimento de outras reivindicações, como a contratação de novos servidores via concurso público e a criação de uma Diretoria de Gestão Estratégica e Planejamento, sediada em Brasília. Ainda de acordo com o projeto, o Dnocs passará a atuar em todo o país  e terá  três diretorias regionais: norte (Pará) , centro-oeste(Mato Grosso)  e sul-Sudeste (Porto Alegre), além de 11 superintendências estaduais(MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, MG e ES). Além dos deputados federais Eudes Xavier, Ariosto Holanda (PSB-CE), Fernando Ferro (PT-PE) e Osmar Júnior (PCdoB-PI), participaram da reunião o secretário executivo do Ministério da Integração (MI), Alexandre Navarro; o diretor de programa do MI, Amarildo Baesso, o presidente da Associação dos Servidores, Roberto Morse, representantes do Sintsef/CE e funcionários da instituição.

Fonte: PT Ceará