quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Lula em Fortaleza: “Elmano é o candidato que tem luta e história ao lado do povo”


Ex-presidente Lula com o candidato petista Elmano, durante comício em Fortaleza (Foto: Site da campanha Elmano13)

Cerca de 30 mil pessoas lotaram a Praça do Ferreira e outras 20 mil acompanharam o trajeto de Lula, Elmano e a prefeita Luizianne Lins do Marina Park Hotel até o Centro.


Em comício na Praça do Ferreira na tarde desta terça-feira (23) o ex-presidente Lula disse que Elmano é o candidato que tem história e compromisso com o povo de Fortaleza. Ele também criticou a campanha de ataques promovida pelos adversários e falou sobre seu governo à frente da Presidência da República. Cerca de 30 mil pessoas lotaram a Praça do Ferreira e outras 20 mil acompanharam o trajeto de Lula, Elmano e a prefeita Luizianne Lins do Marina Park Hotel até o Centro.
“Você, Elmano, é o candidato que sabe o que é que o povo sofrido passa, que tem luta e história ao lado do povo”, disse o ex-presidente. Lula também afirmou que não compreende os ataques que ele e a prefeita Luizianne Lins sofrem.
“Nunca nesse país a elite ganhou tanto dinheiro como no meu governo e foi isso que resultou em milhões de empregos”, destacou o ex-presidente. “Eu não entendo, Luizianne, porque que eles atacam tanto a gente. [...] a minha conclusão é que eles atacam não pelo que temos de ruim, mas pelo que nós temos de bom”, disse.
Lula ainda fez piada com o apelido de “poste” atribuído a Elmano. “O Haddad foi chamado de poste, a Dilma foi chamada de poste e aqui o Elmano também é chamado de poste. E de poste em poste a gente vai iluminando o Brasil”. O ex-presidente se referiu aos adversários como “candeeiro sem luz”. “É melhor ser um poste aceso que um candeeiro. E sem luz, apagado, sem querosene”, discursou.
Lula também pediu votos para Elmano chamando o candidato petista de “o cara”. “Você vai deixar de votar no cara? É melhor que votar em quem não tem cara”, afirmou. Durante seu discurso, uma arrevoada de pombos sobrevoou a multidão que lotou a Praça do Ferreira. Todos se calaram, inclusive Lula, para ver os pássaros. Todos aplaudiram a presença dos pombos e, Lula comentou em segunda: “Esses pombos estão aqui para dizer que não adianta xingar que nós estamos em paz. Enquanto eles querem briga, nós queremos apenas o Elmano prefeito”.
Lula disse que com seu governo acabou o tempo em que pobre só era lembrado em época de eleição. Ele disse que os nordestinos também passaram a ser mais respeitados. “Nunca se imaginou que um pessoa que veio de onde eu vim poderia governar o país. E nós provamos pra eles nós temos mais competência”, disse Lula.
O ex-presidente também fez elogios ao governo de Luizianne e disse que a prefeita sairá da Prefeitura pela porta da frente olhando “olho no olho” da população.
Elmano disse que seu projeto na política é acabar com a miséria em Fortaleza. “Eu não fico quieto enquanto a gente não tirar essas 40 mil famílias do estado de miséria”, disse, após narrar imagens de pobreza que presenciou durante as caminhadas que fez pelos bairros. Ele pediu a cada apoiador seu que conquiste mais 13 votos até o dia da eleição.
O candidato do PT disse que durante o trajeto que fez nas ruas até a Praça do Ferreira lembrou-se da época de juventude quando militou a favor desse que hoje é “o maior presidente da história do Brasil”. O candidato do PT disse que quer manter todas as conquistas que o Partido dos Trabalhadores promoveu em Fortaleza e avançar ainda mais com tarifa social aos sábados e a passagem gratuita para desempregados. Ele também disse que Fortaleza não pode ser governada por uma família. “Fortaleza não vai amarelar”.
Luizianne Lins agradeceu a presença de todos. Ela considerou um “privilégio” ter Lula na campanha de Elmano. Ela lembrou que em sua juventude, assim como na juventude de Elmano, foi tocada pelo sonho de ver Lula na presidência, sonho que só se realizou nas eleições de 2002. Segundo Luizianne, a eleição de Lula foi fruto do amadurecimento da população que passou a entender que “os filhos da burguesia” nunca fizeram nada pelo povo.
Luizianne destacou que Elmano é um homem simples e o único que tem experiência administrativa e contato com as populações mais simples da cidade. Ela destacou que algumas pessoas “não sentem a dor e o sofrimento do povo mais pobre”. Ela disse ainda que se os adversários prometem manter tudo que o PT fez pela cidade é melhor que o prefeito seja Elmano.
“Eu me sinto cria da luta política do Lula e para mim um dos dias mais felizes da minha vida política é ter Lula aqui do meu lado, do lado do Elmano”, disse Luizianne.
O trajeto de Lula até a Praça do Ferreira foi marcada pelas manifestações de carinho da população. Teve motorista que parou seu veículo l para acenar para o ex-presidente, passageiros de ônibus que correram para as janelas dos ônibus para ver Lula e milhares que pessoas que acompanharam a pé a comitiva do ex-presidente até o centro.
Fonte: PT Nacional