segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Pimentel diz que Seminário Empreender cria ambiente de fortalecimento das MPEs


Array
O senador participou do evento realizado pela Fundação Demócrito Rocha e pelo Grupo O Povo
O senador José Pimentel (PT/CE) participou na manhã desta sexta-feira (23/11), em Fortaleza, do Seminário Empreender, promovido pela Fundação Demócrito Rocha e pelo Grupo de Comunicação O Povo com o tema Vender mais e crescer com os grandes.  Ele afirmou que “o Empreender serve para refletir, gerar demandas e criar o ambiente necessário de promoção e fortalecimento das micro e pequenas empresas”.
A presidente do Grupo de Comunicação O Povo, jornalista Luciana Dummar, afirmou que o sucesso do Empreender tem sido expressivo. “O Empreender é mais que um seminário. Tornou-se um movimento que representa o compromisso do Grupo de Comunicação O Povo, dos nossos parceiros e de todos vocês, com o futuro sustentável do nosso Ceará e do nosso país”, disse.
Segundo Pimentel, o Ceará é o segundo maior estado em número de pequenas empresas formalizadas e o senador destacou: “se não fossem iniciativas como o Empreender e mobilizações como aquelas promovidas pelo SEBRAE, não teríamos o Simples Nacional nem a formalização de quase sete milhões de micro e pequenas empresas”.
O líder do governo no Congresso Nacional disse aos participantes do Empreender que, em 2012, a grande luta mantida pelo governo federal foi para aumentar o crédito e reduzir os custos para as micro e pequenas empresas. Pimentel citou como exemplo o Crescer, Programa de Microcrédito Orientado lançado com objetivo de fornecer crédito a juros mais baixos a microempreendedores individuais e microempresas.
O senador cearense também informou aos participantes sobre as recentes mudanças nas regras dos Fundos Constitucionais, aprovadas em outubro, para ampliar os investimentos nas micro e pequenas empresas. A medida acaba com a trava de 20% dos recursos para investimentos nos setores de comércio e serviços.
Pimentel disse ainda que boa parte dos empregos formais do país é gerada pelas micro e pequenas empresas e destacou que, em outubro, o Brasil registrou o menor índice de desemprego da série histórica do IBGE, abaixo de 6%. “Isso significa que, mesmo com a crise econômica mundial, que resulta em índices de desemprego de 20% na Europa, nosso país alcança uma excelente performance de geração de postos de trabalho em função das micro e pequenas empresas”, concluiu.
O presidente do SEBRAE Nacional, Luiz Barreto, também participou do evento. Ele afirmou que esta edição do Empreender debate um grande tema: a relação das micro e pequenas empresas com as grandes empresas. “O SEBRAE tem feito grande esforço em torno dessa temática, no sentido da capacitação dos micro e pequenos empresários para que se tornem cada vez mais fornecedores das grandes empresas, pois não queremos que as micro e pequenas empresas fiquem de fora deste grande desenvolvimento do país”, disse.
O Seminário Empreender foi realizado pelo sexto ano consecutivo. Além do debate promovido em Fortaleza nesta sexta-feira, o evento percorreu as cidades de Itapipoca, Sobral, Crateús, Tauá, Iguatu, Quixadá, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte e Aracati, em outubro e novembro. O Empreender surgiu a partir da Lei Complementar Federal 123/2006 que criou o Super Simples. O objetivo é difundir o empreendedorismo e a gestão sustentável entre os micro e pequenos empresários.
Fonte: http://josepimentel.com.br/