sexta-feira, 10 de maio de 2013

Nova comissão vai propor obras de preparação para a seca

Senador José Pimentel deve integrar colegiado

Cinco senadores vão compor a nova Subcomissão Permanente sobre Obras de Preparação para a Seca. O novo colegiado foi criado nesta quarta-feira (8/5) no âmbito da Comissão de Infraestrutura do Senado.
A ideia partiu do presidente da comissão, senador Fernando Collor (PTB-AL), que indicou o senador José Pimentel (PT-CE) como membro da subcomissão. Os integrantes serão escolhidos na reunião da Comissão de Infraestrutura da próxima quarta-feira (15/5).
“O trabalho dessa subcomissão será muito importante para o Nordeste. A seca é uma realidade e precisamos criar as condições para que possamos conviver com ela”, disse Pimentel. Ele lembrou a demanda do setor produtivo, dos trabalhadores e de gestores públicos nordestinos por medidas de combate à seca. Lembrou, também, que a Câmara dos Deputados realiza nesta quarta (8/5) Sessão Plenária para discutir a questão. “A subcomissão vem num bom momento”, concluiu.
Pimentel sugeriu que o novo colegiado resgate os estudos feitos pelo Projeto Áridas, do Senado, no início dos anos 90. “Sob a coordenação do então senador cearense Beni Veras, o projeto fez um grande diagnóstico sobre a seca no Brasil. É uma boa memória e vai nos ajudar muito”, afirmou.
Objetivo – “São pouco produtivas as medidas tomadas depois que a seca se instala.” Esse é o entendimento do senador Fernando Collor, que propôs a nova subcomissão. Na opinião dele, “as obras devem ser planejadas e executadas previamente à seca”.
Nesse sentido, a Subcomissão sobre Obras de Preparação para a Seca vai propor políticas e manter constante diálogo com o governo “para a execução de obras que não se restrinjam ao combate dos efeitos da seca, mas que permitam o desenvolvimento econômico do Nordeste e o bem estar da população”.
Entre as obras e medidas citadas por Collor, estão a transposição do Rio São Francisco, o manejo de recursos hídricos, a implantação de redes de energia e de saneamento e a difusão do conhecimento.
Requerimento – A Comissão de Infraestrutura também aprovou nesta quarta um requerimento apresentado por José Pimentel. Ele sugere convidar o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para falar, na comissão, sobre a atuação do órgão em obras de infraestrutura, especialmente as executadas pelo Dnit, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. A audiência ainda não tem data marcada.
Fonte: http://www.josepimentel.com.br