terça-feira, 7 de maio de 2013

Deputado José Airton participa de sessão solene em comemoração aos 190 anos do Parlamento brasileiro


O deputado federal José Airton participou nesta terça-feira, dia 7, da sessão solene em homenagem aos 190 anos do Parlamento brasileiro no plenário do Senado Federal. Estão previstos debates, exposições e programas especiais da TV e da Rádio Câmara até dezembro. Também já foram lançados o catálogo da exposição 120 Anos de República e o Calendário 2013 da Câmara.

No dia 3 de maio de 1823, às 12h30, ocorreu a instalação da Assembleia Geral, Constituinte e Legislativa do Império do Brasil, que marcou o início dos trabalhos legislativos no país. A assembleia, no entanto, acabaria dissolvida por dom Pedro I, e o Parlamento, já com duas Casas, Câmara e Senado, só seria restabelecido no ano seguinte, com a outorga da Constituição do Império.

Ainda em maio, a Semana de Museus na Câmara, entre os dias 13 e 17, terá como tema “Câmara dos Deputados — 190 anos de história: por que preservar?”. Também será realizada uma exposição alusiva aos 25 anos da Constituição de 1988. De julho a agosto, o Salão Negro do Congresso receberá a exposição O Império em Brasília: 190 anos da Assembleia Constituinte de 1823, com objetos de época do Museu Imperial de Petrópolis (RJ). Também está previsto para o segundo semestre o Seminário 190 Anos do Parlamento.